Linux é um sistema operacional, baseado em UNIX.
O termo "linux" na verdade, refere-se ao kernel, que é o núcleo do sistema operacional.
Este kernel foi desenvolvido, a principio, pelo estudante Finlandês Linus Torvalds, em meados de 1991.
Linus Torvalds criou o kernel linux baseado no sistema MINIX. Seu propósito inicial era desenvolver um sistema melhor que o próprio MINIX.
No mesmo ano, Linus abriu o código-fonte de seu projeto, buscando desenvolvedores interessados em auxiliar no projeto.
No inicio, era um sistema complexo, operado apenas através de linhas de comando. Era possível ser operado apenas por usuários avançados.
Desde seus primórdios, a estabilidade do kernel linux tornou-o muito utilizado em servidores de grande porte, mainframes, etc...
O Linux suporta diversos tipos de sistemas de arquivos, tornando-o compatível com a maioria dos outros S.O. (sistemas operacionais) existentes. Suporta dentre outros, os formatos FAT, NTFS, JFS. E possui formatos nativos: ext3, ext4, ReiserFS, entre outros.
Paralelo ao desenvolvimento do kernel linux, por Torvalds, Richard Stallman avançava com o projeto GNU, com o propósito de desenvolver um S.O. livre! O projeto GNU já acumulava aplicativos prontos, porém, ainda sem um kernel estável. Assim, a FSF (Free Software Foundation) decidiu adotar o kernel de Torvalds como base para o projeto GNU. Diversas empresas também aderiram á idéia, e surgiram então as diversas "versões" do Linux, chamadas de distribuições.
A união Linux(kernel) + GNU(projeto de Stallman) possibilitou a adoção de um sistema operacional completo, chamado GNU/Linux. Um sistema operacional pode ser definido como um kernel + conjunto de aplicativos que fornecem as mais diversas funções ao sistema (editores de texto, gerenciadores de janelas, aplicativos de escritório, etc.).
Hoje, várias empresas disponibilizam ambientes gráficos e aplicativos cada vez mais amigáveis, e o linux vem se popularizando entre usuários comuns. São exemplos de ambientes gráficos: KDE, GNOME, UNITY, MATE...
GNU/Linux está em constante evolução, e continua sendo amplamente utilizado em sistemas e servidores que exijam estabilidade e melhor gerenciamento de hardware.
Nenhum comentário:
Postar um comentário